sexta-feira , 22 setembro 2017

Como Acabar Com As Pulgas Em Seu Animal E Em Sua Casa

Coceira diminui qualidade de vida dos petSe você constatou que seu cão ou gato está com pulgas, não tenha dúvida: com certeza, existem centenas de ovos e larvas espalhados por seu quintal e até mesmo dentro de sua casa.

Na verdade, apenas 5% do total de pulgas em um ambiente estão alojadas nos animais. A enorme parte delas você vai encontrar em carpetes ou tapetes, nos móveis, roupas de camas, cortinas. Mas a preferência desses insetos são os locais onde há acúmulo de sujeira.

Pulgas: parasitas minúsculos que causam desconforto

Fim do segredo do pulo da pulga
Fim do segredo do pulo da pulga

Da ordem dos sifonápteros, que abrangem os insetos sem asas, as pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves, preferencialmente cães e gatos. Podem transmitir viroses, salmonelose, peste bubônica, dermatite alérgica e muitas outras doenças para os animais, além de bactérias e vírus ao homem.

A fêmea é capaz de colocar de 300 a 400 ovos de uma única vez. Desses ovos eclodem as larvas, que se transformam em pupa (casulo) para, a partir daí, resultar a forma adulta da pulga. Mas não significa que uma vez adulta, ela pulará logo para fora do casulo. Elas podem aguardar até um ano pelo parasita ideal antes de deixar a pupa.

O misterioso pulo da pulga

Um fato interessante é o pulo da pulga. Esses insetos minúsculos têm força suficiente nas pernas traseiras para saltar a 1 metro de distância, ou 200 vezes seu próprio tamanho, que, dependendo da espécie, pode chegar a 5 mm de comprimento.

À primeira vista, 1 metro pode não parecer grande coisa. Mas quando comparado com o homem, isso equivale, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol. Algo entre 90 a 120 metros de comprimento.

É um salto tão extraordinário, que durante muitos anos as pulgas foram objetos de estudos para desvendar como um animal tão minúsculo pode pular até 200 vezes a altura de seu corpo. As pesquisas começaram em 1967 e só recentemente, em 2011, os cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã Bretanha, chegaram a uma conclusão. Acesse aqui para ler mais sobre isso.

Vídeo mostra em detalhes o super pulo da pulga:

É possível combater as pulgas de vez?

Não acredito que exista uma fórmula para “acabar com as pulgas para sempre”. Isso é uma guerra a ser travada constantemente, mas é possível obter vitórias nas batalhas, o que significa diminuir e controlar a infestação desses insetos.

E isso não se resume apenas a tratar do seu animal. Dessa forma, para eliminar provisoriamente as pulgas em seu gato ou cão, aliviando-os da incômoda coceira e do risco de contrair doenças, a primeira medida é fazer uma higienização de todo o ambiente, dentro e fora de casa.

Lave toda a área externa da casa, como varandas, usando um bom desinfetante. Enxague com água misturada com sal e deixe secar; pulverize a área do jardim com um inseticida natural, dando atenção especial a fendas e cantos existentes; troque ou lave panos, tapetes e almofadas que seu pet usa para dormir.

Essa ação não pode ser isolada e só dará resultado se for combinada com um tratamento específico no animal, ou seja: higienização do ambiente + tratamento do pet, que pode ser um bom banho seguido da aplicação de medicamentos de combate às pulgas. Existem vários no mercado.

Dica caseira simples e fácil que vai fazer as pulgas pularem para fora do seu pet

vinagre-e-alcool-expulsam-as-pulgas
Vinagre + álcool expulsam as pulgas

Vou deixar aqui uma dica que vem dando muito certo lá em casa. Esse tratamento pode ser feito toda vez que seu gato ou cão tomarem banho. Mas repito: não basta acabar com as pulgas no corpo do seu animal. Sem um bom manejo ambiental, nenhuma tentativa de livrar seu pet das coceiras e melhorar sua qualidade de vida será eficiente.

A dica é muito simples e fácil: após o banho de seu animal de estimação, dê uma leve secada em seu pelo. Adicione em um litro de água 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e uma de álcool. Misture.

Despeje o líquido por todo o corpo do animal, deixe agir e secar, sem enxaguar novamente. Logo, logo você vai perceber as pulgas pulando para fora do corpo de seu animalzinho. Não deixe que elas escapem, domine-as e elimine-as antes que se espalhem novamente pelo ambiente. 🙂

Esse processo pode ser feito em todos os banhos e você pode alterar a receita proporcionalmente para fazer uma quantidade maior. E não se esqueça de lavar todos os objetos usados por seu pet, como brinquedos, roupas e acessórios.

Sobre Andréa Costa

Verificar Também

Castramóvel em Valadares

Castramóvel em GV: 200 animais são beneficiados

  Cerca de 200 cães e gatos em Governador Valadares estarão castrados até o fim …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *