Coceira No Ouvido Pode Ser Sinal De Otite

Meu Cão Coça Muito O Ouvido, Será Que Pode Ser Otite?

Otite Pode Provocar Muita Coceira No Ouvido Do CãoVocê vem observando que de um tempo para cá seu cão aumentou e muito a frequência com que coça o ouvido. Cuidado! Pode ser um sinal de otite, uma infecção que tem como causa o excesso de água no ouvido.

E logo você vai querer culpar o pet shop pelo descuido na hora do banho do seu cão.

Mas nem sempre é assim, ou seja, isso não significa que o pet shop deixou água em excesso cair no ouvido do cão uma vez e ele de repente aparece com uma otite em estado avançado.

Por isso é importante uma boa comunicação entre o proprietário do cão e o profissional que irá atendê-lo no setor de banho e tosa. É preciso alertar quanto à sensibilidade do ouvido do cão para que a atenção seja dobrada.

Mas se é você quem cuida do banho do seu cachorro, e toma todo o cuidado, ainda assim é melhor colocar um pedaço de algodão com um pouco de óleo (de amêndoas) no ouvido dele para evitar que a água escorra para dentro.

Pelos do ouvido não devem ser retirados 100%

A otite é uma infecção causada principalmente por excesso de água, mas existem outros fatores que também levam a ela, como por exemplo, vento e bactérias.

Quando o animal é submetido a um banho, normalmente é feita a depilação do excesso de pelos no ouvido e esses pelos têm como finalidade principal proteger o canal do ouvido.

Alguns animais têm mais sensibilidade nesse local, e quando se retiram os pelos, automaticamente o canal fica mais exposto ao vento e também a insetos que podem picá-lo e, consequentemente, o cão pode vir a coçar o ouvido com maior frequência.

Não podemos esquecer também que a unha do cão possui um foco de bactérias por estar diretamente em contato com o chão.

#dica: peça ao profissional que dobre a atenção com o ouvido na hora do banho do animal e que depile apenas o necessário para a higiene, evitando tirar pelos em grande quantidade, pois o cão sentirá falta deles. E não se esqueça, tape os ouvidos dele com algodão e um pouco de óleo na hora do banho.

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *