7 Dicas Para Cuidar Da Sua Cadela Prenha E Evitar Qualquer Susto

Cadela Prenha Precisa De Tranquilidade

Se você seguiu todas as orientações da prévia para um cruzamento (Gravidez Canina: Siga 3 Passos Para Ter Uma Ninhada Saudável), agora é o momento de reforçar os cuidados para garantir à sua cadela prenha um período de gestação e filhotes saudáveis.

Sua cadela precisa continuar tomando vitamina à base de ferro, pela pré-disposição à anemia, comum na gravidez, bem como ingerir ração de qualidade, com alto teor de proteína.

É preciso continuar atento ao peso (principalmente nas três primeiras semanas), ao crescimento da barriga e ao prazo de gestação. Normalmente ele dura de 58 a 62 dias.

Durante o parto, lembre-se que após as contrações, o primeiro filhote pode levar até 4 horas para nascer. Entre 15 minutos e 1 hora deverá nascer o próximo e assim sucessivamente. Tenha em mãos o telefone do veterinário, caso seja necessário chamá-lo.

Veja 7 dicas que darão mais conforto para sua cadela prenha:

1 – Leve sua cadela periodicamente ao veterinário, para que ele acompanhe toda a gestação;

2 – É comum a perda de apetite a partir da terceira semana. Você pode, por exemplo, misturar um biscoito na ração para tornar a refeição mais atrativa;

3 – Faça leves caminhadas com sua cadela durante todo o período da gestação. Isso vai evitar o enfraquecimento da musculatura do animal;

4 – Adote uma ração com mais proteína e mais calórica, após a quarta semana de gestação;

5 – A fêmea vai querer dormir mais quando estiver mais próximo do parto. Isso é comum da gravidez;

6 – Sua cadela está mais sensível nesse momento. Evite barulho e grande movimentação no ambiente, pois estressar o animal pode levar a um parto prematuro;

7 – Prepare o local onde sua cadela vai parir, deixando-o confortável. Não se esqueça de forrar o espaço com papelão ou jornais velhos, para facilitar a limpeza após o parto.

 

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *